sábado, 24 de março de 2012

Problemas com amamentação



Na maternidade, todos elogiavam o jeitinho com que o meu bebê mamava e diziam: "Nossa! Como ele pega direitinho!"
Achei que não teria nenhum problema para amamentar. Afinal, meu bico do seio era bem formado e meu bebê era um "sugador profissional"...
Mas as semanas se passaram e uma bela madrugada, após choros intensos de cólicas, meu seio direito começou a doer enquanto ele mamava. O que fazer? Retirar o seio quando ele finalmente havia ficado quietinho? Nem pensei nessa hipótese! Continuei ali, aguentando firmemente a dor...
Nas mamadas seguintes, evitei aquele oferecer aquele seio e comecei a passar um pouco do meu próprio leite na fissura. Mas. pela manhã. meu seio já estava começando a empedrar e eu não havia conseguido retirar nenhuma gota de leite dali manualmente. Como nunca gostei de extratores de leite, resolvi oferecer o peito ao meu filho, mas com uma mudança de posição: coloquei-o do meu lado direito apoiado no braço do sofá de forma que a cabecinha dele ficasse embaixo do meu braço e, assim, virado, ele mamou sem pegar na parte machucada. No fim do dia, meu seio já não doía mais.
Semanas depois, meu leite começou a ficar um pouco escasso. Talvez pelo estresse que as cólicas dele, que duraram até o terceiro mês como de praxe, me causaram... Foi aí que a pediatra, após constatar que ele, apesar de gordinho, havia tido uma queda no ganho de peso diário (de 45g/dia para 30g/dia), pediu que eu tomasse Plasil por 10 dias e desse a ele o NAN na última mamada da noite. Confesso que não tomei o Plasil - porque li a bula e vi que os efeitos colaterais não valiam a pena - e tentei dar o leite de fórmula a ele, mas ele não quis de jeito nenhum - nem na mamadeira, nem no copinho. Contudo, comecei a tomar muito mais água do que estava tomando antes. E o meu leite aumentou significativamente. Hoje, o leite está ok, ele está dormindo a noite toda e eu continuo tomando meus quatro litros de água por dia. Como consigo? Fácil. Encho algumas garrafinhas de 500ml com água filtrada e coloco na geladeira; cada vez que vou amamentar, bebo toda a água da garrafinha! Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário