sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Plano de parto


Acho muito importante a gestante fazer um plano de parto. Isso ajuda a definir para si própria e para a equipe médica os desejos quanto a esse momento tão especial!
Fiz o meu e mostrei para meu obstetra que aprovou a maioria dos itens, com exceção daquilo que dependia de uma estrutura incompatível com a da maternidade.
Foi bom ter feito um plano de parto normal, mas com o adendo para uma possível cesárea, já que, na 33ª semana de gestação, meu bebê já estava encaixadinho para nascer, mas, semana passada, quando fui fazer a ultrassonografia com doppler do 3º trimestre, constatamos que nosso acróbata havia sentado.
Segunda-feira saberemos qual será o tipo de parto, mas o plano já está pronto para ser entregue à equipe da maternidade...

Para você ter uma ideia de como fazer o seu plano de parto, postei abaixo o meu.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Plano de Parto

Sabemos que o parto pode tomar diferentes rumos. Quando os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ter acesso a informações quanto às possíveis escolhas.
Abaixo, listamos nossos desejos quanto ao nascimento do nosso filho, caso tudo aconteça normalmente. 

Trabalho de parto
·         Presença de meu marido.
·         Sem tricotomia (depilação) ou enema (lavagem intestinal).
·         Sem perfusão contínua de soro e sem ocitocina, caso não seja necessário.
·         Liberdade para caminhar e escolher a posição que quero ficar.
·         Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro.
·         Monitoramento fetal: intermitente e não contínuo.
·         Analgesia: peço que não seja oferecido anestésico ou analgésico. Eu pedirei quando achar necessário.
·         Sem rompimento artificial de bolsa.

Parto
·         Prefiro fazer força só durante as contrações, quando eu sentir vontade, em vez de ser guiada.
·         Não gostaria que minha barriga fosse empurrada para baixo. Caso seja necessário, espero ser consultada.
·         Episiotomia: prefiro não ter. Para prevenir laceração gostaria que o períneo fosse amparado na expulsão.
·         Gostaria que as luzes fossem apagadas (penumbra) e que houvesse um ambiente calmo.
·         Gostaria de ter o bebê imediatamente colocado em meu colo, mesmo durante quaisquer procedimentos.
·         O médico cortará o cordão umbilical, depois que parar de pulsar.

Após o parto
·         Aguardar a expulsão espontânea da placenta, sem tração. Se possível com auxílio da amamentação.
·         Quero o bebê comigo o tempo todo, mesmo para exames e avaliação.
·         Administração de nitrato de prata ou antibióticos oftálmicos ao bebê se necessário.
·         Administração de injeção de vitamina K ao bebê.
·         Quero fazer a amamentação sob livre demanda.
·         Em hipótese alguma, oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa ao bebê.
·         Alojamento conjunto com bebê o tempo todo.
·         Gostaria que o bebê não tivesse retirado de seu corpo todo o vernix e que o primeiro banho fosse adiado.

Caso a cesárea seja necessária
·         Exijo o início natural do trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea.
·         Quero a presença de meu marido na sala de parto.
·         Anestesia: Gostaria de ser consultada sobre as melhores opções conforme o caso. Não quero sedação.
·         Na hora do nascimento, gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa vê-lo nascer.
·         Após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres.
·         Gostaria de permanecer com o bebê no contato pele a pele mesmo durante a sutura.
·         Também gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes.

Nós agradecemos à equipe médica por nos auxiliar para que esse momento único para nossas vidas seja também um momento tranquilo como deve ser.

São José dos Campos, ___/___/___,


________________________________                         _________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário